top of page
A INJECAR especializada em BATERIAS MOURA para automoveis caminhonetes e caminhoes, LEVAMOS e TROCAMOS a BATERIA se preferir, profissionais  treinados dentro das
  Fabricas, buscamos sempre a mais alta qualidade nos serviços prestados e nas peças utilizadas.
Ligue agora para nosso disk bateria!

Baterias automotivas

Baterias moura em Porto Alegre

Quando trocar a bateria do meu carro?

A BATERIA DO CARRO: O QUE É?

A bateria é uma das peças essenciais para o funcionamento correto de um carro. Tem duas funções primordiais: fazer arrancar um veículo e fornecer energia a todos os componentes elétricos do carro, como o ar condicionado, as luzes, o rádio, entre outros.

A bateria também protege todos os acessórios internos de ações mecânicas externas e desempenha um efeito de isolador térmico.

Uma bateria é constituída por placas internas positivas, negativas e separadoras que permitem a passagem da corrente elétrica e evitam os curto-circuitos. As baterias são compostas por óxido de chumbo (ácido sulfúrico e água) e são cheias com eletrólitos (ácido de bateria) que permitem colocar o motor do carro a trabalhar ou ligam qualquer acessório elétrico do seu veículo.

No fundo, a bateria é o reservatório onde se concentra toda a energia de um veículo e se não estiver carregada, o carro não é alimentado e, consequentemente, não anda.

AS RAZÕES QUE CONDUZEM A UMA BATERIA FRACA

Uma bateria tem um ciclo de vida de aproximadamente 4 anos. Contudo, a data de validade não é linear, existem sintomas e épocas específicas que podem fragilizar o funcionamento da bateria de um carro.

A causa mais evidente de uma bateria fraca é quando o carro apresenta sérias dificuldades em iniciar a sua marcha, por exemplo, quando pela manhã é obrigado a dar várias vezes à chave para que o seu carro pegue. Este sintoma poderá ser sinónimo de uma bateria fragilizada.

Um outro fator que condiciona a prestação da bateria de um carro é a chegada do Inverno. Fatores como a humidade no ar, o frio, o ligar os faróis mais cedo, a utilização do sistema de desembaciamento e o limpa para-brisas, são alguns dos componentes elétricos que são muito utilizados no Inverno e que acabam por desgastar a bateria.

Tenha em mente que deve utilizar água destilada para completar o nível de água de uma bateria, pois, a água da companhia tem cloro e a presença deste afeta o funcionamento das placas. Por outro lado, a falta de água na bateria pode significar a sua perda, já que as placas ficam coladas uma à outra e entram em curto-circuito.

Se durante uma viagem de automóvel sentir um cheiro intenso a ácido, pare imediatamente o veículo e examine se a bateria se encontra muito quente. A confirmar-se, é possível que o alternador esteja a carregar a bateria de uma forma excessiva e isso pode conduzir à sua explosão.

Também é de realçar que se o carro estiver imobilizado há muito tempo, é natural que a bateria tenha sido descarregada automaticamente e, dessa forma, será necessário carregá-la novamente.

COMO VER SE A BATERIA ESTÁ FRACA

Para verificar se a bateria do seu automóvel está fraca, é necessário cumprir com os aspetos  seguintes:

  • Fazer um teste gratuito à bateria do automóvel para ver se, de facto, o problema está relacionado com a bateria ou com o carregamento do alternador. Para o fazer, dirija-se a um eletricista mecânico ou a uma loja que vende baterias e verifique se a sua tem, no mínimo, 12 volts.

  • Verificar a conexão do cabo da bateria (se esta não for selada), da correia do alternador e o nível da água da bateria, uma vez que estes elementos podem ser os causadores de uma bateria fraca.

  • Observar as luzes dos faróis quando o automóvel se encontra em funcionamento. Se a iluminação for irregular, é sinal de que a bateria não está a ser carregada da forma mais adequada e isso poderá indiciar que existe algum problema no alternador do veículo.

  • Conferir a oxidação dos polos da bateria ao verificar se estes têm uma espécie de pó esverdeado. Quando existe muito óxido, o alternador não consegue carregar a bateria devido à baixa amperagem. Para que isso não aconteça, deve desconectar os terminais da bateria e limpá-los com o auxílio de uma lixa.

bottom of page